Apresentação da Definitivamente Ibérica

A “Definitivamente” pretende criar sinergias entre empresas de tecnologia ibéricas, através da criação de uma comunidade física institucional e não exclusivamente de uma comunidade virtual e Social. Utiliza, técnicas de Web marketing pessoal e profissional disponíveis como ferramentas de trabalho, mas as sinergias de Tecnologia, são criadas através de contactos pessoais geridos pela Definitivamente, Unipessoal Lda.

Com a “Definitivamente” pretende-se que os clientes/distribuidores da Comunidade sejam “seguidos” e não “seguidores”, através do seu investimento em Tecnologia, tendo também em conta a definição de novos processos internos, mantendo as boas-práticas e adicionando modelos de negócio inovadores.

A “Definitivamente” não pretende ter ideias definitivas quando tudo está em grande mutação, mas tem de ser alguém que coopera com os investidores na tomada de decisão e que é normalmente reticente a dar o passo seguinte. As instituições para crescerem não podem estar dispostas a indecisões dos seus responsáveis e serem eternamente os nº2 no seu mercado.

Mediante as inúmeras tendências e a envolvência de mercado em TI, alguém tem de “colaborar” definitivamente e procurar consensos na definição de bons investimentos a serem efectuados pelos clientes.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Continuação da minha Tese - Apenas as informações que interessam para já.

A grande previsão do mercado TIC para o ano 2010, que ainda não se obteve informação para se poder confirmar, eram segundo a IDC em 2010, as dez principais tendências para o mercado ibérico das TIC em 2010. Diziam eles, que eram os “Novos modelos de licenciamento: duas grandes rupturas em relação aos modelos de licenças/tarifação “tradicionais”, o software livre e os modelos de SaaS, estão a fazer com que os utilizadores revejam os modelos e preços de licenciamento e manutenção que lhes são aplicados. Apesar de emergentes em termos de volume de mercado, estes novos modelos irão definitivamente mudar as regras de licenciamento e facturação aplicadas pelos fornecedores de software: o pagamento por utilizador e com base no que é realmente consumido será a regra de mercado.”

Os valores por tipo de produto em 2008, em que o mercado do Software representa 17% da despesa nacional em TIC e o de Serviços representam 28% da despesa TIC em Portugal.

A IDC Portugal apresentou em 2010 “Previsões para as tecnologias de informação em 2011”, considerando que os produtos baseados em web, terão um crescimento cinco vezes maior, que as restantes tecnologias. Prevendo-se também que em 2011, 80% das novas soluções/aplicações de software serão produzidas em modelo SaaS.

No relatório local IDC de 2010 “Quais as Perspectivas para a Indústria das TIC em Portugal com previsões para 2011”, dá as seguintes considerações “ os dados recolhidos permitem-nos salientar que, confrontadas com a necessidade de reduzir custos de funcionamento e de capital, as organizações empresariais nacionais vão prosseguir os projectos de virtualização de servidores, de armazenamento e de ‘desktops’, assim como vão iniciar os seus primeiros projectos piloto de implementação de ‘cloud computing’, nomeadamente no que diz respeito a Software-as-a-Service (SaaS)”

Considerando a importância da envolvência a IDC neste mesmo relatório local, definiu áreas com boas perspectivas de evolução, entre as quais, o “Cloud Computing, a mobilidade, smartphones, Tablet`s PC, outsourcing de TI e de processos de negócio”.

Sobre o crescimento do mercado, o artigo da IDC de 2010 “Redes sociais, mobilidade e cloud dominam TI em 2011” prevê que “No hardware a IDC antecipa que o mercado crescerá 7,8 %. As vendas associadas ao software deverão crescer 5,3 % e aos serviços 3,5 %, com destaque para o outsourcing que deverá avançar 4 %.”

Tendo em conta a caracterização e o potencial do negócio, no resumo que tive acesso do relatório Gartner Inc. de 2010 “Hype Cycle Special Report Evaluates Maturity of 1,800 Technologies”, observamos que no topo está o Cloud Computing, como tecnologia emergente onde está inserido o modelo ERP em SaaS (Software as a Service), fazendo por isso parte do foco e com um reconhecido potencial de impacto no mercado de 2 a 5 anos.

A informação IDC do relatório “Quais as Perspectivas para a Indústria das TIC em Portugal, 2010”, evidencia como uma das áreas de grande crescimento no mercado das TIC o Cloud Computing, onde se insere o ERP em SaaS.

Com a observação dos quadros e com as análises efectuadas pelas empresas especialistas em pesquisa de mercado como a Gartner e a IDC, ficamos com uma noção de que a nível mundial o investimento nas aplicações em SaaS vai crescer e que por sua vez em Portugal o mercado vai continuar a investir em tecnologia e mobilidade.

Tendências estas, que servem para as empresas produtoras de software poderem acompanhar a reestruturação dos seus clientes bem como fazerem a gestão do risco nos investimentos.

Segundo a IDC, no estudo que efectuou em 2009 para a Primavera BSS “SaaS – O futuro da utilização de software pelas empresas”, aponta para os seguintes benefícios e desafios em que “o conceito de software como serviço, surge cada vez mais como uma solução especialmente adequada às PME’s, quer na forma de infra-estrutura, quer na forma de aplicações. Por um lado, devido ao menor custo de investimento e à menor necessidade de capital subjacente a um método de pagamento regular e continuado, normalmente apenas do conjunto de serviços e funcionalidades necessários, salvaguardando a possibilidade de adicionar posteriormente funcionalidades à medida das necessidades de negócio.

Os Estudos que a IDC tem feito regularmente nesta área, mostram também que no caso das organizações pequenas, com estruturas e competências de TI reduzidas ou inexistentes, a facilidade de gestão ocupa um lugar central na proposta de valor do software como serviço, nomeadamente em situações de crescimento, em que a facilidade de adicionar utilizadores e o suporte e gestão mais simples de localizações remotas provaram constituir vantagens estratégicas.”

De forma a clarificar o preço de comercialização e a vantagem de um modelo em detrimento do outro, a apresentação Primavera BSS de 2010 mostra-nos um quadro comparativo para dez postos de trabalho, com grande vantagem financeira para o modelo SaaS..

Falando agora, sobre os recentes acontecimentos com o site WikiLeaks que vai gerar um novo controlo jurídico para permitir que os utilizadores, que utilizam a internet como plataforma de acesso a aplicações, adquiram uma maior confiança, em virtude desta regulamentação.

Tendo em conta, as vantagens e desvantagens encontramos no artigo da Computerworld em 2010 “Previsões para o desenvolvimento de software em 2011”, uma potencial resposta às preocupações eventuais dos utilizadores SaaS em que se prevê que as questões jurídicas da Web, terão um impacto superior ao da Tecnologia em 2011.

Informa também este artigo, que o ano 2011 vai ser um ano de fusões e aquisições, nas produtoras de Software, tornando este mercado como um mercado complicado para se efectuar previsões.

Num outro artigo da Computerworld de 2010 “Segurança na nuvem: desafios para 2011” para que se possa conhecer um pouco a problemática da segurança na Web, e que tem funcionado como justificação e ameaça, para o não desenvolvimento de aplicações SaaS, concluem que apesar de haver uma elevada insegurança na Gestão e controlo dos Backups (cópias de segurança dos ficheiros), o que vai fazer a diferenciação nos fornecedores destes serviços, são os que estão certificados e oferecem as suas melhores práticas aos clientes.

Para concluir, cita-se um artigo Web de ERIC KIMBERLING (2011), em que aborda o tema em causa, dizendo que é céptico em relação àquilo que é dito pelas empresas de pesquisa de mercado e outras entidades em relação ao futuro do ERP em SaaS. Diz ele, que este “ERP tem o seu espaço e o seu nicho na indústria, não acreditando que o ERP tradicional está morto”. Acrescenta ele, que o “modelo SaaS faz sentido para algumas empresas de pequena e média dimensão por ser mais simples, de menor complexidade e mais rentável. No entanto, é importante considerar com cuidado as opções que fazem mais sentido para as organizações clientes”.

As vantagens para uns, são para outros desvantagens e vice-versa!


Segmentos estratégicos “SOA” e “SaaS”

Baseando-me em Freire (1997:72-73) para caracterizar a dinâmica dos segmentos estratégicos dos produtos ERP em SOA e em SaaS, sugere-se a matriz com os 7 critérios de forma, a clarificar a diferenciação entre os dois modelos.



SÍNTESE E CONCLUSÕES

Caracterizadas as alternativas para o posicionamento estratégico, pretende-se agora conhecer qual a prioridade e importância para cada uma delas, tendo em conta a actual envolvência e tendência do mercado.

Dado que se trata da entrada de um novo produto num novo segmento do mercado de software de gestão ERP, interessa conhecer as decisões estratégicas que estão por detrás do aparecimento deste produto, assim como os seus factores chave de sucesso.

O modelo de comercialização deste produto, está assente no modelo tradicional através da distribuição por empresas de informática e de consultoria informática e de gestão, em que a principal preocupação é dotar os distribuidores com formação qualificada para que possam proporcionar um excelente serviço ao cliente final.

Assim, consideram-se como plausíveis as “hipóteses de posicionamento estratégico” de (H1 a H9), para construir as questões a colocar no Questionário e na Entrevista referenciados em “quadro de referência”.

Estas hipóteses constituem respostas provisórias, que serão objecto de exploração no estudo empírico.

O objectivo é identificar as oportunidades do segmento ERP SaaS em causa e tentar conhecer as estratégias adoptadas pelas empresas Portuguesas de software na concepção e distribuição destes produtos.

É importante que as empresas de tecnologia em Portugal, continuem a investir em inovação nos seus produtos e serviços, como é o caso do produto em análise ERP em SaaS, com requisitos que vão de encontro às exigências, necessidades, saber-fazer e boas práticas de gestão dos clientes.



Em breve haverá mais novidades. Aguardemos serenamente!

BIBLIOGRAFIA


PORTER (1996). (cited in Mintzberg et al. (1996)) The Strategy process – Concepts, Contexts, Cases. Pearson Education Limited. Ed.4. New Jersey.

QUINN. (1996). (cited in Mintzberg et al. (1996)) The Strategy process – Concepts, Contexts, Cases. Pearson Education Limited. Ed.4. New Jersey.

FURTADO J. A. (2009). A edição de livros e a Gestão estratégica. Editora Booktaylors. Ed.1. Lisboa.

FREIRE A. (1997). Estratégica – Sucesso em Portugal. Verbo editor. Ed.1. Lisboa.

MINTZBERG, H.; LAMPEL, J.; QUINN, J.B.; GHOSHAL S.(1996). The Strategy process – Concepts, Contexts, Cases. Pearson Education Limited. Ed.4. New Jersey.

ROBALO, A. J. (2008). Gestão Estratégica – Conceitos, modelos e instrumentos; Escolar editora. Ed.1. Lisboa

THOMPSON, A. A.; STRICKLAND, A.J.; GAMBLE, J. E. (2008). Administração Estratégica. Mc Graw Hill. Ed.15. São Paulo.

REIS L. (2000). Estratégia Empresarial – Análise da Formulação e Implementação. Editorial Presença. Ed.1. Lisboa.

ROBERT M. (1998). Estratégia Pura e Simples II – Como as empresas vencedoras ultrapassam os concorrentes. Editora Difusão Cultural, Ed.1. Lisboa.

PORTER M. E. (2000). Estratégia Competitiva – Tendências para análise de indústrias e da concorrência. Editora Elsevier. Ed.7. Rio de Janeiro

TAVARES, M.M.V. (2006). Estratégia e Gestão por objectivos. Universidade Lusíada Editora, Ed.3. Lisboa.

SMITH J.G. (1985), Estratégia Empresarial. Editora Europa América Nº9. Colecção Economia & Gestão. Ed.150059/5060. Mem Martins.

ANTÓNIO, N. S.. Estratégia Organizacional – do Posicionamento ao Movimento, Edições Sílabo, Ed.1, Lisboa

ANSOFF, H.I.; EDWARDS J.; DONNELL M. (1990). Implanting Strategic Management. Prentice Hall. Ed.2, New York.

STRATEGOR (2000). Strategor: Política Global da Empresa. Publicações Don Quixote, Lda. Ed.3. Lisboa.

HOOLEY; G.J., SAUNDERS; J.A., PIERCY, N.F. (2006). Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo, Prentice Hall Brasil. Ed.3. São Paulo (Brasil).

CARNEIRO, A. (1995). Inovação Estratégia e Competitividade. Texto Editora. Ed.1, Cacem

KOTLER, P. (1988). Marketing – Edição Compacta. Editora Atlas SA. Ed.3. São Paulo (Brasil)

MALHOTRA, N.K.; ROCHA, I.; LAUDISIO, M.C.; ALTHEMAN, É; BORGES, F.M. (2005).Introdução à Pesquisa de Marketing, Prentice-Hall. Ed.1. São Paulo.

BELL J. (2008). Como Realizar um projecto de Investigação (Trajectos). Gradiva. Ed.4. Portugal.

IDC IBERIA (26-01-2011). “Top 10 Predictions 2011”. IDC. Madrid,

COIMBRA G., FIGUEIRÓ T. (2010). Relatório Local – “Quais as Perspectivas para a Indústria das TIC em Portugal”, IDC, Lisboa

IDC PORTUGAL (2009). Relatório Local – “Mercado Empresarial de Tecnologias da Informação: Sondagem e Previsões 2007 – 2012”, IDC, Madrid

IDC ESPANHA (2009). “SaaS – Un mercado en plena expansión - La opinión de IDC”. IDC. Madrid

IDC PORTUGAL (2010). Relatório Local – “As 10 principais tendências para o mercado ibérico das TIC em 2010”. IDC, Lisboa

VIDA ECONÓMICA (12-02-2010). Tecnologias de Informação – Cloud Computing em Ano de viragem?. Vida Económica. Ed. N.º1333. Porto

PRIMAVERA BSS (2010). “How to be part of the cloud”. Cloudview 20/21 Maio 2010. -Porto

PHC SOFTWARE (2010). “Cloud Ecosystem-PHC SaaS”. Cloudview 20/21 Maio 2010-Porto

ERIC KIMBERLING (2011). “SaaS ERP Continues to Gain Traction in 2011”. http://panorama-consulting.com/saas-erp-continues-to-gain-traction-in-2011/ Colorado, Consulta 02-02-2011

IDC PORTUGAL (2009). “SaaS – O futuro da utilização de software pelas empresas”, http://www.primaverabss.com/pt/userfiles/downloads/IDC/index.swf , Consulta: 24-01-2011

ANTUNES, J.; RITA P. (Abr/Jun 2008). “O Marketing relacional como novo paradigma”. http://repositorio-iul.iscte.pt/bitstream/10071/1548/1/Antunes,Joaquim%20e%20Rita,Paulo.O%20marketing%20relacional%20como%20novo%20paradigma-uma%20an%C3%A1lise%20conceptual.RPBG,abr-jun08,vol.7,n.2,p.36-46.%20ISSN%201645-4464..pdf . Portugal, Consulta: 24-01-2011

COMPUTERWORLD (19 de Outubro de 2010). “15 Tendências tecnológicas para os próximos anos”. http://www.computerworld.com.pt/2010/10/19/15-tendencias-tecnologicas-para-os-proximos-anos/ . Portugal. Consulta 23-01-2011

CHANNEL PARTNER (Dezembro 2010). “Perspectivas tecnológicas para 2011-Tendências que irão transformar o negócio”. http://www.channelpartner.pt/files/editions/ed1292869431.pdf .Portugal. Consulta 23-01-2011

IDC NOTÍCIAS (09 de Dezembro 2010). “IDC Apresenta Previsões Para As Tecnologias de Informação em 2011” http://www.idc.pt/press/pr_2010-12-09.jsp . Portugal, Consulta 02-01-2011.

IDC NOTICIAS (09 de Dezembro 2010). “Redes sociais, mobilidade e cloud dominam TI em 2011” http://tek.sapo.pt/noticias/negocios/redes_sociais_mobilidade_e_cloud_dominam_ti_e_1112076.html . Portugal. Consulta. 30-12-2010.

COMPUTERWORLD (30-12-2010). “ Segurança na nuvem: desafios para 2011, CSO / EUA”, http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2010/12/29/seguranca-na-nuvem-desafio . Consulta 30-12-2010.

COMPUTERWORLD (28-12-2010). “Previsões para o desenvolvimento de software em 2011”. http://www.computerworld.com.pt/2010/12/28/previsoes-de-desenvolvimento-de-software-para-2011/.Portugal. Consulta 30-12-2010

GARTNER (07-10-2010). “Gartner's 2010 Hype Cycle Special Report Evaluates Maturity of 1,800 Technologies”. http://www.gartner.com/it/page.jsp?id=1447613. Stamford, Connecticut. Consulta: 03-01-2011

IDC NOTICIAS (01 de Março 2010). “Mercado Português Deverá Investir 17,6 Milhões de Euros na Utilização de Software como Serviço em 2010”., http://www.idc.pt/press/pr_2010-03-01.jsp . Portugal, Consulta 27-04-2010.

FIGUEIRÓ, T. (25 de Janeiro 2010). “Gartner divulga previsões para 2010”, Computerworld, http://www.computerworld.com.pt/2010/01/25/gartner-divulga-previsoes-para-2010/ . Portugal. Consulta 27-04-2010

IDC PORTUGAL (29 de Dezembro 2008). “IDC Lança 10 Previsões Para o Mercado Global das Tecnologias de Informação em 2009 - Crise Económica Vai Acelerar Inovação Tecnológica e Adopção de Novos Modelos de Negócio”. http://www.idc.pt/press/pr_2008-12-29.jsp . Portugal. Consulta 26-04-2010

FORNES, D. (07 de Abril 2010). “The Software as a Service Dilemma”. http://www.softwareadvice.com/articles/uncategorized/the-software-as-a-service-dilemma-104071/. Software Advice. Consulta 24-04-2010

DRI (14-01-2010). “Sector global das TI terá um crescimento de 8% em 2010”, http://www.dri.pt/pt/noticias/noticias/sector_global_ti_tera_crescimento_2010.html . Lisboa. Consulta 27-04-2010

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Startup Portuguesa abre mercado a Gigante Japonês de Telecomunicações em Portugal.

No passado dia 19 de Janeiro de 2011, a Definitivamente – Definir TI entre Tendências, Unipessoal Lda. assinou um contrato de “Referral Partner” para representar em Portugal a NTT Europe Online.

A Definitivamente, Lda. é uma Startup Portuguesa sediada no ninho de empresas DNA Cascais, que vai explorar o mercado da NTT Europe em Portugal, Brasil e Palop`s, para que esta em dois anos se possa instalar fisicamente em Portugal.

A NTT Europe é uma multinacional de telecomunicações Japonesa, que disponibiliza a partir de agora em Portugal a solidez, fiabilidade e qualidade da sua tecnologia, através de um leque de soluções empresariais com Redes Privadas VPN IP MPLS, backbones de Internet global Tier-1 e soluções TIC para empresas que operam à escala mundial.

A missão da NTT é oferecer soluções personalizadas e especializadas enquanto líder mundial Tier-1 (pelo menos 3 continentes interligados com fibra óptica) as melhores Infra-estruturas disponíveis às empresas, para que estas se desenvolvam internacionalmente e fortaleçam as suas vantagens competitivas.

Na passada semana, a NTT manteve reuniões em Portugal com grandes empresas de telecomunicações e outras instituições onde foram encontradas possíveis sinergias mútuas no fornecimento de serviços, tendo como objectivo estas empresas ampliarem o seu portfólio de produtos ou mesmo no seu auto-consumo.

Foram abordados temas, como o “Trânsito” de comunicações IP para a Ásia - Pacífico, Europa e Continente Americano, “Hosting” em Data-Centers descentralizados anti-catástrofe com elevados níveis de segurança para soluções Cloud privada, pública ou híbrida, assim como assegurar “streaming” de alta qualidade e fiabilidade para as empresas que fornecem conteúdos de media via Internet.

Os pontos mais valorizados pelos interlocutores das empresas visitadas, além da possibilidade de aumentarem o seu portfólio de produtos, foi a de poderem vir a ter soluções com níveis de confiança e segurança óptimos nas comunicações e “delays” nas comunicações entre continentes excelentes.

Toda a informação complementar da NTT Europe Online em Portugal pode ser obtida no site:

http://www.definitivamente-iberica.com/